domingo, 10 de fevereiro de 2013

Juventude e Afetividade


Nesse período da vida o homem se desenvolve, aprende e ao mesmo tempo passa a demonstrar a sua afetividade, suas emoções, que podem ser sentimentos positivos como amor e carinho, assim como sentimentos negativos, raiva e ódio. “A afetividade é referida como manifestação emocional positiva entre pessoas ou para consigo mesmo (Guia de Estudos, p. 25)”.
É comum os jovens de hoje em dia manifestarem sua afetividade com mais facilidade em redes sociais, através de imagens que expressam seus sentimentos ou parte deles. Nesse período o jovem demonstra mais afetividade positiva entre amigos do que no meio familiar. 
As imagens abaixo foram retiradas da rede social mais popular da atualidade, porém, preservando nomes e rostos:

O jovem e a sexualidade

No jovem a afetividade e a sexualidade estão muito próximas. As mudanças hormonais, a busca de prazer e de sua identidade assim como a sua autonomia as torna quase inseparáveis nas experiências dos mesmos.
A sociedade convencional tenta controlar as manifestações de afetividades e a sexualidade, tentando impor limites aos jovens.
Os discursos éticos e morais são colocados de maneira camuflada, não expondo diretamente a sexualidade como forma de proporcionar prazer.
Abaixo, sugerimos um vídeo que trata sobre a sexualidade na juventude e adolescência:

Nenhum comentário:

Postar um comentário